HFS: Introdução

From rejetto wiki
Revision as of 13:17, 2 September 2022 by Kokbira (talk | contribs)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

HFS Documentation (português-brazil) → Introdução

O Que é?

O HFS (acrônimo de HTTP File Server) é um software criado para compartilhar arquivos que permite o envio e recebimento destes via HTTP. Você pode limitar esse compartilhamento com alguns amigos ou mesmo compartilhar com o mundo inteiro.

O HFS é diferente do sistema clássico de compartilhamento de arquivos, porque não existe uma rede de compartilhamento. O HFS é um servidor que usa a tecnologia web, o que o torna mais compatível com a Internet atual.

Uma vez que se usa um servidor web, seus amigos podem baixar arquivos como se estivessem baixando um arquivo de um site com um navegador, como o Edge, Firefox, Chrome... Os usuários deste servidor não precisarão instalar softwares à parte.

O HFS foi desenvolvido para permitir que você compartilhe facilmente arquivos.

A maioria dos servidores web são usados para publicar um site. Mesmo que o HFS possa fazer isso, não é seu foco. Você pode usá-lo da forma como desejar, por sua conta e risco.

Instalação

O HFS não requer instalação. Apenas ponha o arquivo "hfs.exe" em uma pasta de sua escolha (talvez nomeada HFS) e execute-o.

Em sua primeira execução, será perguntado se você deseja que o mesmo se integre ao menu de contexto. Escolhendo "yes", vocês poderá adicionar arquivos, com o botão direito do mouse no Windows Explorer, ao HFS para fazê-los disponíveis para baixar.

Você ainda pode escolher essa opção depois indo em menu → other options → shell context menu.

Como usá-lo

O HFS é bem simples de usar:

   * Execute o programa;
   * No painel esquerdo da janela, arraste e arquivos e pastas que deseja compartilhar;
   * Depois é só compartilhar o endereço (URL) dos itens para baixar aos seus amigos. 

Após arrastar e soltar os arquivos, o seu endereço será automaticamente copiado para área de transferência, para facilitar o ato de colar o endereço em uma janela de conversação.

Se você tiver ativado o menu de contexto, basta clicar no arquivo/pasta a compartilhar e selecionar "Add to HFS". Isso automaticamente abrirá o HFS, compartilhará o item e copiará a URL para a área de transferência.

Inicialmente, o programa exibirá a mensagem no topo da janela de que você está no modo fácil ("You are in Easy mode"). É recomendável permanecer neste modo até que você use se acostume com seu uso e queira avançar para o modo avançado, "Expert mode", clicando naquela mensagem.

Desinstalação

No menu principal você encontrará o comando uninstall.